Sessões de comunicação
Trabalhos a serem apresentados nos dias 17 e 18 de agosto
Comunicações do dia 17 de agosto (entre 16h30min. e 18h)
Sessão 1: Reverberações da barbárie em Euclides até os nossos dias
Carlos Leite (Universidade da Força Aérea) - “Vulnerabilidade e refugiados: de Canudos para a contemporaneidade”
Eliane Waller (UERJ) - A palavra que não envelheceu: a atualidade do pensamento euclidiano”
Fabio Roberto Ferreira Barreto (Professor de Língua Portuguesa – SME-SP) - “Poeta Sérgio Vaz: paideias periféricas”
Link para a gravação da sessão: https://drive.google.com/file/d/13t0a2AvjOPoJTwkdIgndlJsv-Sv5VN7K/view?usp=sharing
Sessão 2: Euclides em outros textos e contextos
Adilson Roberto Gonçalves (IPBEN – UNESP Rio Claro) - “Contribuição para a análise dos esforços no estabelecimento do texto de Euclydes da Cunha”
Daniela Mantarro Callipo (UNESP, Campus de Assis) - “Diálogo entre poetas: análise da epígrafe de Victor Hugo no poema “Remate” de Euclides da Cunha”
Marcelo Nunes da Rocha (UFF – concluinte Direito) - “O imaginário jurídico n' de Euclides da Cunha”
Link para a gravação da sessão: https://drive.google.com/file/d/1z4um_HAEGviV9_roRzP74LjYBkASEKNq/view?usp=sharing
Sessão 3: Euclides e seus escritos da Amazônia
Emmily Rodrigues dos Santos (Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XXII, Euclides da Cunha) - “A existência nos seringais: a metaforização dos seringueiros em ‘Judas-Ahsverus’ a partir de Euclides da Cunha”
Georgia Pignataro Maruche da Cruz (UFRJ) - “O olhar enigmático e humanista de uma terra abandonada: a importância da obra inacabada de Euclides da Cunha para os dias de hoje”
Luis Fernando Ribeiro Almeida (Universidade Federal do Pará) - “Euclides da Cunha e seus textos pré-amazônicos” Link para a gravação da sessão: https://drive.google.com/file/d/1ztuZOvVvlTUAGPil3Bm7a0HPp_1FW0_w/view?usp=sharing
Comunicações do dia 18 de agosto (entre 16h30min. e 18h)
Sessão 1: Euclides em diálogo
Adilson Roberto Gonçalves (IPBEN – UNESP Rio Claro) - “Paralelos entre 'Os Sertões' e 'O Cearense', de Parsifal Barroso”
Elzafran Santos Sousa Lourenço (IFSP) - “O resgate da mulher no cenário de guerra no romance , de Júlio José Chiavenato”
Maria Inês Pinheiro Cardoso (Universidade Federal do Ceará) - “Os sertões e a fantasmagoria plástica de Descartes Gadelha”
Pedro Libanio Ribeiro de Carvalho (Museu de Etnologia e Arqueologia – MAE/USP) - “Introdução à retórica e ao ethos positivista em Euclides da Cunha e Edgard Roquette-Pinto”
Sessão 2: Euclides, clássico e atual
Claudia de Socorro Simas Ramos (UERJ) - “A longa duração do imaginário sebastianista n’, de Euclides da Cunha”
Hélder Brinate Castro (UFRJ) - “Paragens sinistras e desoladas: o medo n’Os sertões”
Josias Pires Neto (Universidade Federal da Bahia) - “Samba em Os sertões”
Leandro Braga di Salvo (UFRJ) -“Mary Shelley e Euclides da Cunha – a construção da monstruosidade”
Entre em contato para fazer perguntas, enviar comentários e receber mais atualizações do(a) Fórum_Euclides_112.
Orientações aos comunicadores
Sessões de comunicação, datas e horários:
As sessões de comunicação do Fórum_Euclides_112 serão simultâneas. Cada comunicador deve verificar a chamada nominal para a sua sessão no site do evento (https://forumeuclides112.wixsite.com/website). As sessões e seus respectivos links para videoconferência via meet serão enviadas por e-mail a todos os apresentadores.
Os participantes das sessões devem entrar na sala do meet com pelo menos 15 minutos de antecedência, para testes de praxe (som e imagem). É fundamental que todos os autores-apresentadores dos trabalhos daquele bloco estejam presentes, desde o início até o final da sessão, para que os debates sejam, efetivamente, espaços privilegiados de reflexão e de produção de conhecimentos.
Os apresentadores-autores devem observar o tempo de apresentação disponível, que é de 15 minutos. É muito importante que todos cumpram com precisão o tempo de fala, a fim de garantirmos um período adequado para desenvolvimento dos debates, ao final da sessão.
Os arquivos a serem utilizados para as apresentações, em quaisquer formatos, são de total responsabilidade do comunicador, que deverá fazer uso da ferramenta de apresentação em tela do meet. Recomenda-se salvar o material a ser apresentado em mais de uma extensão (PPT ou PDF, por exemplo).
As sessões de comunicação serão abertas aos ouvintes do evento, limitado o número de 100 participantes para cada sessão. Todas as sessões serão gravadas e posteriormente publicizadas no site do evento. Não haverá transmissão ao vivo para as redes sociais do Fórum, exatamente por conta da simultaneidade das sessões.
Os Certificados de Apresentação das Comunicações Orais serão enviados por e-mail, em até 15 dias após os debates pelos coordenadores/mediadores. É muito importante que os autores verifiquem se os nomes que constam na programação estão corretos e completos, porque são estes que serão utilizados para a confecção dos certificados.
Para quaisquer outras dúvidas acerca das sessões de comunicação, comuniquem-se pelo e-mail do evento: forumeuclides112@gmail.com